Notícias

Diretor da Verde Tecnologia palestra em São Paulo para grupo de usuários da linguagem Scala

Notícias /
600_450087751

Édson Patrício, diretor técnico da Verde Tecnologia e co-fundador da startup ValetWay, foi um dos palestrantes na 32ª Reunião dos Scaladores, em São Paulo, no mês passado, abordando a “Modelagem de Domínio Funcional e Reativa (FRDM)”. Esta edição do evento contou também com a participação de Paulo “JCranky” Siqueira, vindo da Alemanhã para falar sobre o tema “Como a Carjump usa Scala para revolucionar o mercado de compartilhamento de carros”.

“Quando migramos para funcional, sentimos muita falta de algo que disciplinasse alguns aspectos da arquitetura e práticas de engenharia. A FP muitas vezes parece de ‘atuação local’, como se as várias partes do código ‘tocassem músicas diferentes’, difícil de orquestrar. Microserviços ajudam muito, mas não é uma disciplina unificada, uma referência universal a seguir. Nos afogávamos nos milhões de formas que FP tem de fazer a mesma coisa. Faltava algo como o DDD faz com OO. Então achamos FRDM. Usamos há pouco tempo e não temos convicção ainda se é tudo que achamos que é, mas parece ser um caminho. Numa apresentação de FRDM, certamente deixarei mais perguntas que respostas. Até porque não acreditamos em bala de prata”, explicou Édson Patrício aos participantes, antes de iniciar a palestra.

Scaladores é um grupo de usuários da linguagem Scala, criado para reuniões presenciais de desenvolvedores na cidade de São Paulo/SP. Além do blog/site, no endereço www.scaladores.com.br, o grupo conta com uma  lista de discussão em groups.google.com/group/scaladores.

Comentários