Blog

Conteúdo relevante sobre Tecnologia, Ciências e Inovação

O que é Inteligência Artificial

Blog / , escrito por Renata Rodrigues
hitesh-choudhary-666984-unsplash

Ao final da leitura deste artigo você poderá saber:

  • Definição de IA
  • Como funciona
  • Possíveis Aplicações

 

Como todos já sabem, IA é atualmente um tópico “em alta”, sendo tema muitas vezes na cobertura de mídia e em discussões públicas sobre. Mas como em quase todos os assuntos, existe variação entre os pontos de vista.

Para alguns, IA está associada as formas de vida artificiais que podem ultrapassar a inteligência humana, e para outros, quase qualquer tecnologia de processamento de dados pode ser chamada IA.

Vamos dar a você também alguns exemplos de aplicação dessa tal de IA, a partir de notícias recentes do google e aí poderá ficar mais fácil de entender as aplicações:

matthew-henry-87142-unsplash2

Câmeras Inteligentes

 “Itaú Unibanco investe em câmeras com inteligência artificial em agências”

Canaltech, 15 de janeiro de 2019

Fonte:https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/itau-unibanco-investe-em-cameras-com-inteligencia-artificial-em-agencias-130795/

sharon-mccutcheon-665638-unsplash2

Recomendação Inteligente de Investimentos

 “Sofisa Direto usa Inteligência Artificial para recomendar investimentos”

Computer World, 27 de dezembro de 2018

Fonte:https://computerworld.com.br/2018/12/27/sofisa-direto-usa-inteligencia-artificial-para-recomendar-investimentos/

rawpixel-760103-unsplash

Diagnóstico de doenças

 “Microsoft se une a projeto de Inteligência Artificial para diagnosticar doenças”

Olhar Digital, 07 de janeiro de 2019

Fonte:https://olhardigital.com.br/noticia/microsoft-se-une-a-projeto-de-inteligencia-artificial-para-diagnosticar-doencas/81020

– “Então, dá pra usar em tudo?”

Com certeza, a IA pode ser utilizada em universo imenso de aplicações fazendo uso absurdo de multidisciplinaridade.

De volta ao real significado de IA, a confusão nesse aspecto é agravada pela forma como esta é apresentada em obras literárias e cinematográficas de ficção científica. Algumas histórias de ficção científica apresentam servos humanóides amigos que relatam fatos excessivamente detalhados ou diálogos espirituosos, e em outros casos, seguindo os passos de Pinóquio, começam a se perguntar se eles podem se tornar humanos. Também há alguns que se voltam contra seus senhores na veia de antigos contos de aprendizes de feiticeiros.

Na “vida real”, a inteligência artificial possibilita que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e performem tarefas como seres humanos. Assim, a maioria dos exemplos de IA dependem de deep learning (aprendizado profundo) e processamento de linguagem natural. Com essas tecnologias, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

Vale ressaltar que, embora muitos temam,

A inteligência artificial não está aqui para nos substituir!

Na realidade, ela expande nossas capacidades e nos torna melhores naquilo que fazemos. Como os algoritmos de IA aprendem de maneira diferente dos seres humanos, eles olham para as coisas de maneira diferente. Eles podem ver relacionamentos e padrões que muitas vezes não enxergamos. Essa parceria pode facilitar o cotidiano de forma a aprimorar técnicas analíticas em industrias, derrubar barreiras linguísticas e de tradução, expandir capacidades humanas já existentes, nos fornecer uma melhor compreensão de certas coisas, dentre outros.

A IA funciona quando é feita a combinação de um volume grande de dados com rápido e interativo processamento e com algoritmos inteligentes, permitindo ao software aprender automaticamente  a partir de padrões ou informações nos dados.

Como já falamos acima, Inteligência artificial é um campo de estudo amplo, que engloba muitas teorias, métodos e tecnologias. Por isso o tema IA virá geralmente acompanhado de outros termos como: Machine learning, Redes neurais, Deep learning, Computação cognitiva, Visão computacional, Processamento de linguagem natural e outros.

Em breve, poderemos esmiuçar mais o tema e trazer as definições de outros tópicos abordados neste artigo.

 

Comentários